Ir para o conteúdo principal

Notícias

Em Bom Conselho, Comunidade Quilombola comemora conquistas

Formada por 300 famílias, a história da Comunidade Quilombola do sítio Flores, localizada a 20 km do município de Bom Conselho, no Polo Sindical do Agreste Meridional, é feita de muitos desafios, mas também de conquistas que têm ajudado os agricultores e agricultoras familiares a viverem com mais qualidade de vida.

O forte da produção  é a criação de porcos e galinha de capoeira para abate, mas as famílias também produzem milho, feijão e mandioca.  Desde que recebeu o certificado de Comunidade Tradicional, reconhecida pela Fundação Cultural Palmares, os caminhos começaram a se abrir. Por meio da Associação Quilombola do Sítio Flores, vários projetos foram sendo implementados em parceria com a Práxis Consultoria, a exemplo dos que envolvem habitação rural, cisternas de 16 mil litros e calçadão, biodigestor, Pronaf e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A participação no PAA garantiu às famílias quilombolas concorrerem à chamada pública da CONAB/BNDES em 2013. Como resultado, no último dia 31 de maio, a comunidade foi contemplada com um veiculo, uma moto, computador, freezer, uma balança e mais 50 caixas plásticas. 

A cerimônia de entrega contou com a participação de vários parceiros, a exemplo de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Bom Conselho, do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, da Fetape e da Práxis Consultoria, responsável, junto com o Sindicato, pela elaboração do projeto vencedor .

A diretora de Politica para Mulheres da Fetape e membro da Associação Quilombola, Maria Jenusi Marques, comemora as conquistas das famílias e garante que após a organização da comunidade, por meio da Associação, muita coisa mudou, e para melhor. “Houve um interesse e preocupação das famílias em querer trazer melhoras para a comunidade. Todo mundo se envolveu nos trabalhos. Hoje, os próprios jovens estão querendo trabalhar na comunidade. Enfim, houve uma mobilização muito grande que, antes, a gente não via. Também reconhecemos as parcerias que conseguimos estabelecer. Sem elas, nenhuma dessas conquistas seria possível”, destaca.


Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.