Ir para o conteúdo principal

Notícias

Secretaria executiva do MDA assume compromissos com o Movimento Sindical Rural em Pernambuco

A Fetape recebeu na manhã deste sábado (23), em sua sede, no Recife, a secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Maria Fernanda Coelho. Na ocasião, o Movimento Sindical Rural apresentou uma pauta com  as demandas para o campo no estado, dentre elas, a garantia de recursos para assistência técnica nos assentamentos e um projeto de Formação Socioprodutiva para Agricultores Familiares da Zona da Mata.
 
O objetivo da visita foi conhecer as principais demandas do Movimento Sindical Rural para que, ao longo dos quatro anos da gestão, a secretaria possa  ir estabelecendo parcerias. Dentre os encaminhamentos anunciados por Maria Fernanda, destacam-se a continuidade do Projeto Dom Helder Câmara; a regularização de todas as pendências de assistência técnica nos assentamentos; e colocação da educação do campo e da agroecologia como pautas permanentes do Ministério. 
 
Na perspectiva de mais uma parceria, o presidente da Fetape, Doriel Barros, avalia que quando Maria Fernanda esteve à frente da Caixa, para a implantação do Programa Nacional de Habitação Rural, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, foi bastante importante.  Agora, essa perspectiva se renova. “Só o fato de estarem em nossa sede, para sentarmos e conversarmos sobre as nossas demandas, já demonstra um reconhecimento do Governo Federal para com o Movimento Sindical Rural. Além disso, os compromissos assumidos pelo MDA podem evoluir em questões que, para nós, são importantes, como o projeto que apresentamos para a Reestruturação Socioprodutiva da Zona da Mata que, se for aprovado, daremos um passo importante nessa região, do ponto de vista de aumentar o número de famílias envolvidas com a  produção da agricultura familiar. No geral, saímos da reunião bastante animados, entendendo que será possível avançarmos muito mais do que a gente já avançou em períodos anteriores, principalmente com a composição que está no Governo Federal”, comemora.
 
“Muito importante esta reunião aqui , recebendo as demandas da Fetape. São projetos importantes, projetos de agroindústrias, de formação e a gente já pode esperar um compromisso imediato do MDA, com as vistorias para a reforma agrária e também com o semiárido, por meio da renovação do nosso Projeto Dom Helder Camara. Queremos estabelecer uma parceria em bons projetos, para que, nos próximos quatro anos, possamos conseguir que, no assentamento, o agricultor familiar tenha assistência técnica, moradia, dignidade na sua vida”, comenta  Maria Fernanda.  
 
Além de parte da diretoria da Fetape, estavam presentes no encontro o superintendente do Incra Recife, Luiz Aroldo, o diretor do Projeto Dom Helder Camara, Espedito Rufino, e os prefeitos de Águas Belas, Genivaldo Menezes, e o de Jaqueira, Marivaldo Andrade, que também apresentaram suas demandas.
 
Espedito Rufino conta que agora quer dar início às atividades. “Nós já assinamos um convênio com a Federação,e vamos começar a execução nos territórios do Pajeú e do Araripe. Já estamos com os recursos, só precisamos esperar até julho para iniciarmos o projeto no campo”, explica.
 
O prefeito de Águas Belas, Genivaldo Menezes, percebe que o MDA está com outra dinâmica neste momento de segunda gestão da presidenta Dilma. “O posicionamento da secretária foi muito claro. Esta visita aqui na Fetape mostra um compromisso do Governo Federal com o Movimento Sindical Rural. Eu, como prefeito, saio muito animado”.
 
Na avaliação de Marivaldo Andrade, foi muito importante ter essa expectativa de retomar as políticas voltadas para o campo e para a agricultura familiar e todos os assentados da reforma agrária. “Dá um grande conforto saber do compromisso do Governo Federal, saber da capacidade dos Movimentos Sociais de apresentarem pautas positivas no campo da produção, dos assentamentos, da habitação, mas também da formação.”
 
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.