Ir para o conteúdo principal

Notícias

Representantes do Reassentamento de Itaparica são recebidos em Brasília

Depois que mais de cinco mil reassentados e reassentadas integrantes dos Projetos Brígida, em Orocó; Fulgêncio, em Santa Maria da Boa Vista; Apolônio Sales, em Petrolândia (todos em Pernambuco); e Rodelas, Glória, Pedra Branca, Curaçá e Abaré, na Bahia, realizaram uma ocupação no pátio da Usina da Barragem de Itaparica, em Petrolândia, no último dia 12 de maio, uma comissão foi recebida, na manhã de hoje, por representantes da Casa Civil e do Ministério da Integração Nacional, em Brasília. A suspensão dos cortes de energia, comum na região, enquanto  governo federal e agricultores/as estiverem no processo de discussão foi um dos encaminhamentos.

Também será formado um grupo de trabalho entre o Polo Sindical do Submédio São Francisco e o governo federal para tratar a questão da gestão do reassentamento. Na segunda-feira, dia 25 de maio, representantes do Ministério da Integração Nacional farão uma visita à região a fim de negociar com as empresas de energia (Celpe e Coelba) o passivo e o ativo, a partir de agora. Outro avanço importante para os/s reassentados/as foi a criação de um núcleo diretivo com a participação do Ministério da Integração, Chesf, Codevasf e do Polo Sindical, para tratar, permanentemente, do reassentamento de Itaparica.

Além das diretorias de Política Agrária e Política Agrícola da Fetape, fizeram parte da comissão representando o Reassentamento o secretário de Finanças e Administração da Contag, Aristides Santos, e os dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Orocó, Belém do São Francisco, Santa Maria da Boa Vista, esses no estado de Pernambuco; e Rodelas, Abaré e Glória, da Bahia.
Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.