Ir para o conteúdo principal

Notícias

Delegação de Pernambuco segue rumo ao 3º Festival da Juventude Rural, em Brasília

  

Uma delegação formada por 200 jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco sairá, neste sábado, em quatro ônibus, rumo ao 3º Festival Nacional da Juventude Rural, que acontecerá em Brasília, de 27 a 30 de abril. Promovido pela Contag, o evento tem como tema: Juventude na luta por Terra, Políticas Públicas e Sucessão Rural na América Latina.

A expectativa é de que  o Festival reúna cinco mil jovens brasileiros/as e de vários países da América Latina. A programação envolve debates e a construção de propostas de políticas públicas voltadas para a juventude do campo, além de jogos esportivos.

Os/as atletas pernambucanos/as que compõem a comitiva  irão disputar nas seguintes modalidades: futebol de campo (feminino e masculino); futebol de salão (feminino e masculino); corrida (feminino e masculino); xadrez (feminino e masculino); dama (feminino e masculino), sinuca (feminino e masculino); e dominó (dupla/unissex).

A diretora de Política para a Juventude da Fetape, Adriana  Nascimento, durante o 3º Festival Nacional, avalia que essa deverá ser uma experiência muito rica para a juventude rural do estado, pois ela  vai estar em contato com jovens de vários estados do Brasil e países da América Latina. “Desejo que ocorra tudo bem durante a viagem, que a nossa delegação chegue disposta em Brasília, e que tenha a mesma empolgação que houve durante a participação na 1ª Olimpíada e o 6º Festival Estadual da Juventude Rural, realizado no início deste mês, em Carpina, seja nos debates políticos, na elaboração de propostas ou mesmo durante os jogos”.

Para entender o Festival da Juventude Rural

A proposta de fazer um festival de caráter latino-americano surgiu no ano de 2013, quando a CONTAG, com o apoio da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) e da COPROFAM (Confederação Internacional de Produtores Familiares, Campesinos e Indígenas do Mercosul Ampliado), entidade da qual a CONTAG faz parte da diretoria no cargo da Secretaria de Formação e da Coordenação de Jovens Rurais, realizaram o “Seminário Internacional da Juventude Rural”. Nesse seminário, estiveram presentes jovens de todos os estados do Brasil e de mais nove países (Equador, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai, Argentina, Uruguai, México e Nicarágua) representando suas entidades locais.

Na oportunidade, os jovens definiram pela realização de um festival latino-americano no Brasil, na perspectiva de afirmar a defesa de um meio rural, com qualidade de vida e desenvolvimento sustentável e solidário, que se constitui a partir do acesso irrestrito às políticas públicas, onde a juventude do campo seja reconhecida como sujeito integral, que transcende as relações produtivas.

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.