Ir para o conteúdo principal

Notícias

Mobilização Ocupe Campo-Cidade

Compreendendo a interdependência das lutas rurais e urbana, o Movimento Ocupe Estelita e o Centro Sabiá deram início a uma parceria para a construção de mais uma ação no Cais José Estelita.
 
Partindo do tradicional mote da luta campesina - “se o campo não planta, a cidade não janta” - e somando-o aos motes das ocupações urbanas, chegamos ao entendimento de que SE O CAMPO NÃO RESISTE, A CIDADE NÃO OCUPA. Com isto em  mente, convidamos movimentos desses dois universos - não tão diferentes e distantes quanto podem parecer - para uma tarde de luta e vivência coletiva em frente aos armazéns do Cais José Estelita, no Recife.
 
No dia 12 de abril, partir das 13h, o Estelita será ocupado por uma feira agroecológica com agricultores e agricultoras autônomas do interior de Pernambuco, bem como diversas atividades que fomentam a discussão e a compreensão do entrecruzamento das pautas urbanas e rurais.
 
Ao longo da tarde, haverá oficinas de bioconstrução, ervas medicinais, plantio de mudas e feitura de mamulengos e, paralelamente, ocorrerão intervenções culturais de grupos de teatro e outras manifestações artísticas. Além disso, contaremos com uma aula pública com participação do MST e do povo Xukuru de Ororubá, um cine-debate e, por fim, as apresentações de mestres da Cultura Popular: Mestre Zé Negão e Sua Laia, Mestre Almir e Helder Vasconcelos e o Boi Marinho.
 
Acreditamos que somente a luta coletiva do povo pode trazer verdadeiras transformações para uma cidade e um campo mais democrático, justo e livre de opressões. Por isso, viemos deixar-lhe o convite para somar neste dia de encontros, celebrações e lutas. O espaço do Ocupe Campo-Cidade é aberto, assim a organização de atividades autogestionadas é mais do que bem-vinda.
 
Juntos em parceria estão também o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Núcleo de Agroecologia e Campesinato (NAC/UFRPE), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Pastoral da Juventude Rural (PJR), Rede Coque Vive e do Sindicato dos Trabalhores e Trabalhadoras do Comércio Informal (SINTRACI). Queremos agregar mais e mais, a presença de todas e todos é fundamental nesse momento de fortalecimento e união de movimentos tão importantes!
 
Compartilhe e divulgue em suas redes! http://bit.ly/1FcAPRA 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.