Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.
Notícias
Fortalecimento da representação e representatividade sindical é pauta de Seminário organizado pela Fetape
A Fetape e 135 Sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, de todas as regiões de Pernambuco, estão reunidos no Centro Social Euclides Nascimento, em Carpina, na Mata Norte do estado, para aprofundar o tema da “Representação e Representatividade ”. O objetivo do Seminário é debater estratégias que possam fortalecer a ação sindical, de maneira a potencializar a luta pelos direitos de agricultores/as familiares e assalariados/as rurais, respeitando as suas especificidades.
Além do envolvimento de toda a Diretoria da Fetape, o evento conta com a presença do secretário de Finanças da Contag, Aristides Veras, e do assessor jurídico de Organização e Formação, Ricardo Farani; do presidente CUT/PE, Carlos Veras; do presidente CTB/PE, José Rodrigues; e do representante do Gabinete do Deputado Manoel Santos, Edilazio Wanderley.
“A partir do cenário vivenciado pelos trabalhadores e trabalhadoras do campo, hoje, identificando os desafios e possibilidades existentes, o Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais bebe da fonte de sua história para, a partir de um investimento conjunto, promover a reorganização sindical, na perspectiva do fortalecimento do seu Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário”, analisa o diretor de Organização e Formação da Fetape, Adelson Freitas.
Para o presidente da Fetape, Doriel Barros, a conjuntura vivenciada pelo país, nos diferentes âmbitos: político, econômico e social, exige do Movimento Sindical Rural uma postura de unidade, de embate. “O que ocorre no Brasil, hoje, é uma disputa de projeto político e o nosso, é o que representa os homens e mulheres que ajudam o nosso estado, a nossa nação a se desenvolver. Estaremos sempre na luta, sempre do lado dos agricultores familiares e assalariados rurais”, avalia.
A atividade responde a uma demanda do 9º Congresso Estadual dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais, ocorrido no ano passado.