Valorizar a educação é valorizar as pessoas
No último dia 29 de janeiro, o Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Bom Conselho, no Agreste Meridional, realizou a solenidade de formatura das turmas de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Campo, organizada pelo Sindicato, por meio do convênio da Fetape com o Governo do Estado.
Concluíram 56 educandos e educandas de três turmas que, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia, juntos como uma coordenação e 19 professores e professoras, mostraram determinação e força de vontade para superar os desafios.
Participaram da solenidade, a diretoria do STR, a diretora de Organização e Formação Sindical da Fetape, Jenusi Marques, o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, e o deputado federal Carlos Veras (PT/PE).
Para Jenusi Marques, a conclusão dessas turmas evidencia a importância da educação na vida das pessoas. A diretora lembrou Paulo Freire: “A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas e as pessoas mudam o mundo”. Em seu discurso, finalizou parabenizando o STR e a Fetape por acreditarem na educação de jovens e adultos.
Adelson Freitas parabenizou a direção do STR de Bom Conselho e afirmou que uma solenidade como essa só reforça a certeza de que a luta por uma educação do campo é fundamental para o fortalecimento das comunidades rurais e a melhoria de vida dos agricultores e agricultoras familiares. Lembrou que, no ano de 2021, a Fetape mobilizou 136 turmas de EJA Campo organizadas pelos STRs em todo estado, totalizando 2.245 educandos e educandas. “Para 2022 vamos continuar fortalecendo esta ação”, destacou.
Com informações de Antenor Lima/Assessoria Vice-presidência