Projeto Quintais de Saúde é apresentado ao secretário estadual de Saúde, André Longo
Fetape e deputado estadual Doriel Barros falam sobre Projeto que visa formar educadores/as populares de saúde, e implantará hortas e viveiros em comunidades rurais de Pernambuco
A Fetape e o deputado estadual Doriel Barros (PT/PE) participaram de reunião hoje (14) pela manhã com o secretário estadual de Saúde, Andre Longo, na sede da Secretaria, no bairro do Bongi, em Recife. A presidenta Cícera Nunes e o vice-presidente, Adelson Freitas, apresentaram o projeto Quintais de Saúde, uma iniciativa da Fetape com colaboração da Fiocruz, Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) e CUT PE.
Inicialmente, o projeto pretende formar educadores e educadoras populares de saúde para uso de plantas medicinais como práticas integrativas e complementares de saúde, bem como implantar hortas e viveiros de mudas para produção agroecológica de plantas medicinais e alimentícias em 30 comunidades, de 10 municípios do estado de Pernambuco, e, assim, possibilitar que agricultores e agricultoras familiares possam melhorar a qualidade de vida e saúde.
“Temos sentido essa necessidade e por isso construímos esse projeto para o público do campo, que vai contribuir na melhoria da qualidade de vida já que a prevenção é muito importante”, disse Cícera Nunes.
O Projeto visa implantar trinta (30) quintais de saúde e viveiros de mudas para produção agroecológica de plantas medicinais e alimentícias, em dez (10) municípios, distribuídos um em cada Polo Sindical da FETAPE. Esses quintais de saúde terão um papel fundamental tanto para as comunidades onde serão implementados como experiência-piloto e servirão de modelo para outras comunidades rurais.
“A iniciativa prevê orientação nutricional e de saúde psicossocial. A Fetape vislumbra no futuro ter a saúde mais próxima da comunidade. É um projeto piloto pra empoderar as famílias sob o uso de plantas medicinais. E a nível de comunidade queremos capacitar famílias, avaliou o vice-presidente Adelson Freitas.
“Pelo contexto e importância do Projeto acho que o Estado deve e envolver. Gosto do projeto. Tudo que pudermos fazer de educação em saúde tem nosso apoio”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, André longo.