Fetape promoverá 7º Festival Estadual da Juventude Rural em Garanhuns


icone facebook icone twitter icone whatsapp


De 16 a 18 de agosto, a Fetape realizará o 7º Festival Estadual da Juventude Rural de Pernambuco, no Centro de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, no Agreste Meridional. O encontro terá como tema “Semeando resistência e cultivando um mundo novo”. Mais de 300 jovens de comunidades rurais das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão participarão de debates e processos formativos sobre contextos da realidade do campo no país.

A luta por direitos, os desafios para a juventude LGTQIA+, as questões de gênero e a igualdade racial farão parte das discussões. Esses/as jovens fazem parte de 176 sindicatos de trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares de Pernambuco, que são filiados à Fetape e atuam em defesa de melhores condições de vida, trabalho, saúde, educação, moradia e lazer das populações rurais.

Entre as pautas fundamentais para a juventude rural estão o papel que vão desempenhar nas eleições de 2022, as políticas públicas e defesa da agricultura familiar agroecológica. “Será um momento muito importante para pautarmos políticas públicas para a nossa juventude. E um momento estratégico também para o movimento sindical rural que reconhece a importância da juventude para o fortalecimento e a sustentabilidade do sindicalismo”, destacou o diretor de Políticas para a Juventude da Fetape, Antônio Neto.

Entre os/as convidados/as a secretária de Juventude da Contag (Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares), Mônica Bufon, o dirigente da JPT Nacional e subcoordenador de Articulação Institucional da Juventude do estado do Rio Grande do Norte, Nilson Florentino, e a secretária da Juventude da CUT Brasil, Cristiana Paiva Gomes. Também participam do encontro o deputado estadual Doriel Barros (PT/PE) e o deputado federal (PT/PE) Carlos Veras.

O Festival também contará como oficinas temáticas sobre: Juventude rural e agrofloresta, comunicação, percussão, cordel militante, danças populares, gênero e sexualidade, customização de camisetas e oratória.

« Voltar