Fetape e Contag realizam Oficina de Base com Polos do Agreste Central e Setentrional


icone facebook icone twitter icone whatsapp

OFICINAS DE BASE
Mais uma Oficina de Base da Fetape e CONTAG é realizada em Pernambuco

A Fetape e a Contag realizaram nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2022, em Gravatá, mais uma Oficina de Base, com 86 dirigentes e lideranças sindicais dos Polos Agreste Central e Setentrional.

A partir do debate dos três dias foram apontados compromissos a serem pactuados pelos dois Polos, como a necessidade de investir em mais processos formativos nos territórios, no fortalecimento do trabalho de base, na integração permanente dos Sindicatos, da FETAPE e da CONTAG, e na formação para a juventude, principalmente em agroecologia e política partidária.



Temas como a sustentabilidade político-financeira do Sistema Confederativo (Sindicatos, Federações e CONTAG); o fortalecimento da agricultura familiar (plantação, beneficiamento e comercialização da produção); avanço na reforma agrária (conquista da terra e estruturação dos assentamentos); e a valorização dos sujeitos do campo (mulheres, juventude e terceira idade); também foram debatidos.   



Vale destacar que até chegar a essas proposições, os(as) participantes apreciaram uma análise sobre o cenário das Eleições 2022, a partir de dados apresentados pela presidenta da FETAPE Cícera Nunes, além de terem recebido informações repassadas pela Confederação sobre a realidades dos dois Polos Sindicais.
Representando a CONTAG, estiveram presentes o secretário da Terceira Idade Antônio Oliveira e o assessor Ronaldo Ramos, bem como a Diretoria da Federação de Pernambuco.


 “Foi uma Oficina produtiva, com debates que apontaram várias ações estratégicas que o Sistema Confederativo (Sindicatos, FETAPE e CONTAG) deve adotar em prol da agricultura familiar pernambucana”, ressalta o secretário da Terceira Idade Antônio Oliveira.  



" A Oficina foi fundamental para identificarmos as forças e os desafios que existem nos Polos do Agreste Central e Setentrional. Por exemplo, vimos que é um território de muita produção agroecológica. É um potencial que fortalece ainda mais a luta do movimento sindical rural em Pernambuco e no Brasil. Portanto, é um momento importante e que aponta novos rumos para o sistema confederativo (Sindicatos, FETAPE e CONTAG) e nos mostra o quanto precisamos caminhar juntos e juntas, em defesa das pautas da classe trabalhadora", declara a presidenta da Fetape, Cícera Nunes.

 O secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Pernambuco Edilazio Wanderley também esteve no encontro, onde destacou a força da organização do Movimento Sindical Rural para o fortalecimento da agricultura familiar em Pernambuco.

Fonte: Comunicação da Fetape e Comunicação da CONTAG – Barack Fernandes 

« Voltar