Experiência da Fetape com idosos e idosas rurais é apresentado em Simpósio Internacional Estado, Sociedade e Políticas Públicas


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Nesta quarta-feira (21), a Diretoria de Políticas da Terceira Idade Idosos e Idosas Rurais da Fetape apresentou o ensaio Inclusão e Democracia no Processo de Comunicação: Um desafio mais intenso para a população do campo no nordeste brasileiro, escrito por Rosely Fabrícia de Melo Arantes e Ana Paula Dias de Sá, no III Simpósio Internacional Estado, Sociedade e Políticas Públicas. A atividade é realizada pela Universidade Federal do Piauí e acontece no formato virtual.

Neste ensaio elas avaliaram se o modelo de comunicação padronizada e homogeneizada sobre as questões de saúde pública produzida pelos canais privados e institucionais, Ministério da Saúde e os governos estaduais do Ceará e de Pernambuco, neste período da pandemia da Covid-19, alcançam os diversos territórios e povos do campo que compõem os dois estados.

Ao longo desse estudo percebeu-se que estes canais pouco contribuíram para o enfrentamento da doença nestas comunidades, em especial junto às pessoas idosas, principalmente aquelas que vivem em áreas isoladas. Em contraponto elas apresentaram as experiências do MST e da Fetape que vêm desenvolvendo ações de prevenção da doença e promoção da saúde, por meio da criação de peças comunicacionais que dialogam com a realidade e a linguagem dos povos do campo.

Com informações de Rosely Arantes

« Voltar