Encontro Regional do Agreste destaca importância de eleger Lula nas eleições 2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp

O evento aconteceu na terra do ex-presidente Lula, em Garanhuns-PE

Mais de 280 lideranças sindicais dos Agrestes Central, Setentrional e Meridional participaram, nesta quarta-feira (23), do Encontro Regional que debateu sobre o futuro da Fetape e as novas diretrizes para a gestão 2022-2026. O evento aconteceu no Centro Social de Formação Luiz Inácio Lula da Silva, em Garanhuns, e faz parte da preparação do 11° Congresso Estadual de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares.



"Quero parabenizar todos os Sindicatos do Agreste. Foi um período de muita resistência à pandemia e ao governo genocida. É preciso entendermos que o momento é para chamar a militância para derrotar Bolsonaro e os seus aliados e avançarmos na agricultura familiar", disse o vice-presidente, Adelson Freitas. 



A análise da conjuntura nacional e estadual foi debatida durante a manhã, com a participação do deputado estadual, Doriel Barros, e do deputado federal, Carlos Veras. Eles falaram do contexto político em Pernambuco e destacaram o apoio do Movimento Sindical Rural ao candidato da Frente Popular no Estado, o deputado federal Danilo Cabral (PSB).



O deputado estadual Doriel Barros falou da luta da Fetape, que já passou por muitos períodos difíceis em que a Federação precisou ser resistência para continuar sendo um instrumento da classe trabalhadora. “Estamos construindo a paz, a democracia. A conjuntura exige que a gente vença o fascismo, o ódio. É a partir de Lula que vamos vencer. Está reservado um futuro de oportunidades e de esperança para o povo brasileiro”.



O discurso do deputado federal Carlos Veras também trouxe o mesmo tom de esperança e superação de desafios no campo e na cidade. “A prioridade é a eleição do presidente Lula, e em nome dele, vamos apoiar em Pernambuco o deputado federal Danilo Cabral para candidatura ao governo estadual. Esse é um pedido do presidente Lula. Eu perco 100 eleições com Lula, mas não quero ganhar uma sem o melhor presidente que o brasil já teve. Ele vai devolver o Brasil aos brasileiros e brasileiras”, disse Veras.



Sobre a conjuntura, a presidenta da Fetape, Cícera Nunes, reafirmou a importância do Movimento Sindical Rural contar com o apoio e compromisso dos deputados, e que a Federação é a única do país a ter garantido a eleição de dois agricultores no Parlamento. “A gente reconhece que sem o trabalho dos deputados orgânicos do MSTTR-PE, viveríamos tempos ainda mais difíceis. Por isso, a Federação reafirma a necessidade de reeleger Doriel Barros e Carlos Veras nas eleições de outubro de 2022”, enfatizou Cícera.



Oficinas - Durante a tarde, foi feita a avaliação da gestão de 2018 a 2022, conduzida pela presidenta Cícera Nunes, a primeira mulher a presidir a Fetape em 58 anos de existência. Os Sindicatos destacaram a boa gestão diante das dificuldades da pandemia da covid-19 ne construíram diretrizes para próxima gestão 2022-2026. 

"Após a pandemia, estar aqui neste salão, principalmente os idosos, é uma alegria. Estamos construindo a renovação pra os próximos anos que vai dar um melhor rumo ao Sindicalismo de Pernambuco. A fetape vai fazer 60 anos", destacou o diretor da Terceira Idade e Idosos e Idosas Rurais, Israel crispim.

Para a diretora de Organização e Formação Sindical, Jenusi Marques, o Encontro Regional do Agreste foi também um momento de alegria, de juntar os três agrestes de Pernambuco, depois de mais de 2 anos de pandemia. “Foi também um momento pra refletir a conjuntura, e como queremos participar das eleições deste ano e, em especial, visualizar no horizonte, o 11º Congresso da Fetape. Foi bastante positivo e propositivo, uma vez que os grupos de trabalho puderam avaliar e propor diretrizes para os próximos quatro anos da Fetape”.  

O próximo encontro acontecerá no dia 29 de março, no município de Salgueiro, e reunirá os Sindicatos dos cinco Polos do Sertão do estado. 

« Voltar