Educadores/as de Pernambuco destacam aprendizados do 6º Enafor, em Brasília-DF


icone facebook icone twitter icone whatsapp

Uma delegação formada por 40 educadores e educadoras populares de Pernambuco participou do 6º Encontro Nacional de Formação (6º Enafor), realizado entre os dias 23 a 27 de maio, em Brasília/DF. Ao todo, o encontro reuniu 1.200 pessoas de todo o País. Em um contexto marcado por ataques à democracia, o Enafor reafirmou o projeto popular de sociedade e deliberou como um dos encaminhamentos a construção de comitês populares de luta em todos os municípios, articulando-os aos processos formativos do Movimento Sindical como a Marcha das Margaridas e o Festival da Juventude.



Durante cinco dias, o espaço ocupado pelo Enafor se transformou no “Território do Esperançar” com muitos debates, místicas, oficinas pedagógicas, cirandas de experiências, cortejos, apresentações culturais, e Mostra de Saberes e Sabores e de Troca de Sementes Crioulas. Pernambuco teve presença em todos esses momentos e levou junto o boneco gigante de Paulo Freire que foi destaque no encontro.

Maria Gorete, diretora de Política Agrícola, Agrária e Meio Ambiente do STR de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, relata que a participação no Enafor foi uma experiência única em que se aprende e se ensina. “Vivenciar esse 6º Enafor, para mim que é a primeira experiência, como coordenadora de jovens da minha base e multiplicadora de agroecologia, é um sentimento de gratidão, de resistência, fé, de fortalecimento para estar caminhando nessa luta que me faz crescer como pessoa, mulher, jovem e agricultora”, relatou.



Seu José Severino de Arimatéa, presidente do STR de Vicência, na Mata Norte, falou da importância de fortalecer a agricultura familiar. “Um momento de aprendizados para levar a nossa base e que o Brasil possa dar uma levantada na agricultura familiar porque o agricultor alimenta o mundo e enriquece a terra”, disse o educador popular complementando: “E Lula 2022!”.

A juventude também teve uma participação atuante no Encontro. Lucivânio Cordeiro é delegado e base do STR de Poção, no Agreste Meridional. Ele conta o sentimento de ter participado do Enafor. “Um encontro maravilhoso que fortalece a nosso conhecimento como jovem. Foi um prazer participar e trocar conhecimentos com as pessoas”.


A Diretora de Organização e Formação Sindical da Fetape, Jenusi Marques, destacou a alegria de ter coordenado a delegação de Pernambuco e também de ter construído com o Coletivo Nacional de Formação um dos encontros mais marcantes que já presenciou.



“Estarmos em Brasília, em um acampamento, com dirigentes, lideranças, educadores/as populares de todos o país, para discutir o processo de formação política do MSTTR, é muito simbólico.  Saio do 6º Enafor com a certeza que a formação política é o instrumento para fortalecer a mudança e apoiar o MSTTR nas eleições 2022 e lutar pela democracia do Brasil”, destacou.

No último dia do encontro (27) foi aprovada uma Carta Compromisso, que traz as propostas construídas nos encontros preparatórios ao 6º Enafor. Entre os itens do documento destacam-se a retomada imediata da estratégia de formação de candidatos/as da base da Movimento, ao campo democrático popular, assim como, contribuição na elaboração das plataformas eleitorais para o legislativo e executivo pela Contag; engajamento na Política Nacional de Formação e a implementação da Rede de comunicadores e comunicadoras populares com interação permanente com a Rede de educadores e educadoras populares, já prevista pela Política Nacional de Formação (PNF).


A Fetape parabeniza a Contag e a Enfoc pela coragem, em um momento tão difícil e desafiador para a classe trabalhadora, pela realização do 6º Enafor. Como diz o slogan vamos todos/as continuar acreditando na Liberdade para Lutar! Educação para Transformar!

 

« Voltar