Dirigentes sindicais no curso de CAF
A partir de julho de 2022, a expectativas de que a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) não seja mais emitida, passando a ser substituída pelo Cadastro da Agricultura Familiar (CAF). O Cadastro será o documento de identificação do agricultora e agricultora familiar.
Nesse contexto, os/as Dirigentes Sindicais de Pernambuco estão participando de capacitações para compreensão, implementação e emissão do CAF, que tem abordado temas como, as políticas públicas para a agricultura familiar, o Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e o sistema de cadastro nacional da agricultura familiar.
Para o diretor de Política Agrícola da Fetape, Adimilson Nunis, não há uma certeza de que o governo federal prorrogará o prazo para a DAP. Por isso é fundamental a participação nos cursos preparatórios do CAF. “É importante que quem não se capacitou ainda fique atento aos prazos, se inscreva, para que possamos fazer a implementação do CAF da mesma forma que fizemos a da DAP. Com isso, os sindicatos estarão mais fortalecidos e vão prestar um serviço importante pra agricultores e agricultoras familiares. Nesse momento de preparação é importante que possamos implementar o CAF pra termos uma Fetape forte e os sindicatos proporcionando aos agricultores e agricultoras acessarem políticas públicas da agricultura familiar”.