Canavieiros/as de Pernambuco seguem para quinta rodada de negociação com patrões
Durante todo o dia de ontem (19), os/as canavieiros/as da Zona da Mata de Pernambuco reuniram-se com o patronato em mais uma rodada de negociação. O encontro, que aconteceu de forma virtual foi o quarto do setor e discutiu a pauta econômica. Além da Comissão de Negociação dos trabalhadores, o Deputado Federal (PT) Carlos Veras participou do momento da manhã, juntamente com a representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Jackeline Natal.
Veras destacou a importância em se garantir a dignidade das/os assalariadas/os rurais, especialmente nesse momento desafiador que a pandemia do novo coronavírus impôs para a classe trabalhadora. Para ele é preciso garantir a produção, mas cuidando das pessoas.
Deputado federal Carlos Veras (PT/PE) acompanha a negociação virtual. Foto: Assessoria do Gabinete
Paralelo ao encontro virtual, uma comissão, constituída por 11 sindicatos representando as Matas Norte e Sul, esteve reunida presencialmente no auditório da Fetape, em Recife, seguindo todos os cuidados sanitários do distanciamento e uso de álcool gel a 70% e máscaras. O objetivo da comissão é acompanhar a negociação, discutir as propostas e traçar as estratégias da categoria.
Para o presidente da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (FETAEPE), Gilvan Antunis, a comissão foi muito importante para o fechamento da proposta da categoria. “Com a comissão conseguimos consensuar, nivelar o debate com os trabalhadores/as e assim construir a unidade da categoria. Vamos avançar!”, afirmou.
Assalariados/as acompanham mais uma rodada de negociação. Foto: Fetaepe
Nesta terça-feira (20), foi realizado mais um encontro de forma virtual com o patronato. A Comissão de Negociação dos/as trabalhadores/as acompanhou presencialmente, na sede da Fetape.
Comissão de Negociação da Cana 2020
Mata Sul
Barreiros – Paulo Silvestre
Escada – Everaldo Nazário
Ipojuca – Geraldo Fernandes
Rio Formoso – José Severino de Oliveira (Dal)
Vitória de Santo Antão – José Gomes da Silva
Mata Norte
Goiana – Carlos Roberto Justino
Igarassu – Adilson Miranda
Paudalho – Luiz Carlos
São Lourenço da Mata – Antônio Ferreira da Nóbrega
Vicência – Antônio Minervino
Itaquitinga – Roberto Salviano da Silva e Maurício B. da Silva