Campanha Mãos Solidárias e organizações parceiras lançam Rede de Bancos Populares de Alimentos
A Campanha Mãos Solidárias e instituições parceiras lançam, neste sábado (8), às 9h, a Rede de Bancos Populares de Alimentos. O ato de lançamento será simbolizado com a chegada de alimentos doados por famílias rurais da mata, sertão e agreste pernambucanos, em um grande comboio de caminhões. Estes alimentos, produzidos por famílias do campo, já vem abastecendo as cidades, do sertão ao litoral, neste tempo de pandemia da Covid-19. O evento de lançamento terá a presença do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e Alfredo Gomes, reitor da Universidade Federal de Pernambuco.
Os alimentos serão recebidos no Banco Mãe, que fica localizado no centro do Recife, e depois distribuídos nos 21 Bancos Populares de Alimentos descentralizados nas comunidade da capital e da Região Metropolitana. Nesse primeiro momento de lançamento, o Banco recebe doações vindas de agricultores e agricultoras familiares do Semiárido, da região da mata e do agreste pernambucanos. Serão mais de 10 toneladas de alimentos produzidas por famílias rurais acompanhadas por técnicos de organizações que compõem a ASA-PE, assentados e assentadas do MST e dos sindicatos filiados à FETAPE.
Na manhã do sábado será a chegada dos caminhões, abastecidos por macaxeira, inhame, cará, abóbora, batata doce, feijão, arroz, açúcar, farinha , fubá, banana, limão, mel de abelha, rapadura, além de material de limpeza. A ideia é que o Banco Mãe, que fica na Rua 1º de Março, seja a base para receber doações de pessoas físicas e jurídicas para as famílias de comunidades populares da capital e da região metropolitana. Nas comunidades, os bancos territoriais receberão alimentos, como também farão atividades com os Agentes Populares de Saúde para a arrecadação de alimentos e materiais na própria comunidade, construindo assim uma rede de solidariedade em prol do acesso aos alimentos para quem mais precisa.
Esta iniciativa visa também o fortalecimento da Agricultura Familiar, que tem cumprido um papel fundamental na produção de alimentos saudáveis para as populações do campo e das cidades, sobretudo nesse momento de pandemia.
O Banco Popular Solidário de Alimentos é idealizado e realizado pela Campanha Mãos Solidárias, a Frente Brasil Popular, a Arquidiocese de Olinda e Recife, Campanha Periferia Viva e a FioCruz. Tem o apoio da Articulação Semiárido em Pernambuco (ASA-PE), Via Campesina, Movimentos dos Trabalhadores e Trabalhadoras sem Terra (MST), Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco (FETAPE), Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Santa Casa de Misericórdia, Cáritas Brasileira - Nordeste 2, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE),Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal de Pernambuco do Sertão Pernambucano.
Para doações em dinheiro:
Associação da Juventude Camponesa Nordestina – Terra livre
Banco do Brasil
Agência 0697-1
Conta Corrente 58892-X (outros bancos, substituir o X por 0)
CNPJ 09.423.270/0001-80