Ir para o conteúdo principal

Notícias

Fetape encerra 2023 com Conselho Deliberativo

O terceiro e último Conselho Deliberativo da Fetape foi realizado nos dias 06 e 07 de dezembro, reunindo mais de 300 dirigentes sindicais das regiões da Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado, no município de Pesqueira, no Agreste Meridional. O Conselho aconteceu num momento de união e reconstrução do país e de volta de políticas públicas fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar e o fortalecimento da sustentabilidade político-financeira do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR-PE). 

A análise de conjuntura avaliou o cenário político, econômico e social em Pernambuco e no país com a participação da presidenta da Fetape Cícera Nunes, do deputado estadual Doriel Barros e do militante e autor do livro “Mercado como Palco da Luta de Classes: das lutas e das labutas”, Delson Andrade. 

A diretora presidenta Cícera Nunes apresentou um diagnóstico sobre a estiagem nos municípios de Pernambuco. O diagnóstico é fruto de uma escuta virtual e aplicação de questionário, que foi realizada com sindicatos. “Pode vir seca, projeto do leite ou não, pandemia, governo de direita, mas se tivermos unidos e unidas vamos continuar seguindo o nosso Projeto Político para manutenção de nossos direitos como agricultores e agricultoras familiares. A nossa categoria sempre existiu e sempre existirá. Temos que cuidar disso sempre, pois o sindicato é um instrumento importante para a vida coletiva”, disse a presidenta Cicera Nunes. 

O deputado estadual Doriel Barros destacou a necessidade de os Polos Sindicais começarem a olhar para o cenário político de 2024. “A Fetape está identificando quem vão ser candidatos e candidatas para que possamos dar o nosso apoio político. É fundamental fazer esse exercício em nível de Polos Sindicais do Estado”, destacou o deputado. 

Representando o governo estadual, a secretária de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Ellen Viegas, falou das ações do governo e dos encaminhamentos das pautas que vêm sendo discutidas em reuniões com a Fetape: “Neste cenário de seca, a governadora criou um grupo de trabalho para pensar ações emergenciais e estruturais. Já são 94 municípios que decretaram estado de emergência. E os danos do La Niña e El Niño devem ser sentidos até março de 2024”, avaliou a secretária. A secretária ainda anunciou que irá divulgar edital de chamamento público para o Programa Estadual de Aquisição de Alimentos (PAA) para este mês. 

O documentário sobre a trajetória de 60 anos da Fetape foi lançado durante o Conselho. Depoimentos de lideranças sindicais da mata, agreste e sertão criam um fio condutor da história vivida pela Federação. Da palha da cana-de-açúcar, da luta contra a exploração de patrões nas usinas da zona da mata à agricultura familiar agroecológica. O documentário estará disponível no canal do Youtube da Fetape em breve. 


Marcha das Margaridas, Campanha Sindicato de Portas, Campanha Permanente de Educação Previdenciária, previsão orçamento do ano e nova Comissão de Ética também foram pautas do Conselho - A diretora de Organização e Formação, Jenusi Marques, apresentou a nova Comissão de Ética formada por: Márcia Josefa de Almeida (Agreste Setentrional), Mariana Ferreira de Lima (agreste central), Maria Roseane Ferreira dos Santos (Agreste Meridional), Katiana Andrade (Meridional), Givanilson (Mata Sul), José Martins de Santana (Mata Norte), Antonio Viana Brasil (Sertão do Araripe), Sebastião. 

O resultado e prestação de contas da Marcha das Margaridas 2023 foi mostrado pela diretora de Política para Mulheres, Adriana do Nascimento, que destacou a mobilização de recursos, Pernambuco como a segunda maior delegação do Nordeste em Brasília (DF), o curso da Enfoc para as mulheres, entre outras ações. 

O diretor de Finanças e Administração apresentou os resultados da Campanha Sindicato de Portas Abertas. Em outro momento, o superintendente do Banco, Edson Mota, apresentou os serviços de linha de crédito do BTS Tecnologia e Serviços. Foi a oportunidade de os sindicatos dialogarem com o banco sobre os serviços. Outra apresentação importante foi a Campanha Permanente de Educação Previdenciária, onde o diretor vice-presidente da federação, Adelson Freitas, apresentou os resultados das ações da campanha e falou sobre a importância da previdência rural.


Participaram deste Conselho o conjunto da direção da Fetape e como convidadas e convidados o deputado estadual Doriel Barros, o  assessor da presidência da Contag, Givanilson Porfírio (Gil), a secretária de Desenvolvimento Agrário do governo de Pernambuco, Ellen Viegas, o superintendente do INCRA-PE, Givaldo Cavalcante, o secretário de Juventude da CUT-PE, Evanilson Leite, o secretário de governo da Prefeitura de Pesqueira, Marquinhos Xucurú, o secretário municipal de Pesqueira, Glebysson Neves, a presidenta do Sindicato de Pesqueira, Silene Martins. 

Este website utiliza cookies Saiba mais sobre o termo de privacidade.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência, otimizar as funcionalidades do site e obter estatísticas de visita. Saiba mais.